SAUDE VOCAL 1

 

Link para inscrição

 OFICINA DE SAÚDE VOCAL ON LINE

É com grande entusiasmo que neste mês de novembro convidamos todos vocês para participar da nossa Oficina de Saúde Vocal, uma oportunidade única para cuidar da sua voz, uma ferramenta essencial no dia a dia de trabalho.

Essa atividade será ministrada pela Professora Lidia Becker da Faculdade de Fonoaudiologia, em parceria com o Seção de Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador -SEPS/DAST/ CPST

Datas:  04/11/24 e 11/11/24

Horário: 19:30 às 21:30

Evento on-line. 

Link para inscrição no evento:  https://forms.gle/VQ8QjR9cEnHa5eGG7

 

  • Técnicas de Aquecimento e Desaquecimento Vocal: Aprenda exercícios práticos para proteger suas cordas vocais.
  • Prevenção de Alterações Vocais: Dicas para evitar problemas como rouquidão e fadiga vocal.
  • Hidratação e orientações de higiene vocal: Saiba como uma boa hidratação e orientações de saúde vocal podem influenciar na sua qualidade de vida e voz.

Além disso, teremos disponibilidade para tirar as suas dúvidas e oferecer orientações.

Saiba que ter uma boa comunicação oral e se expressar com clareza são aspectos fundamentais para seu desempenho profissional e relações pessoais. Por isso, cuide bem da sua voz! 🗣

Os problemas vocais podem afetar a sua vida, porém são facilmente tratados quando precocemente identificados.

Fique atento!
 

A perda da eficiência vocal é lenta e gradativa. Não perca essa oportunidade de investir na sua saúde vocal e melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Esperamos por você!

Para se inscrever acesse o link:

https://forms.gle/VQ8QjR9cEnHa5eGG7

SEÇÃO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR - SEPS

 

 


 

 

WhatsApp Image 2024 10 11 at 13.47.31

 

No dia 09 de outubro do corrente ano, parte da equipe responsável pela implantação dos exames periódicos na Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) esteve na Universidade Federal Fluminense (UFF) para conhecer a Comissão da UFF responsável pelos exames periódicos desta Universidade (Divisão de Promoção e Vigilância em Saúde - DPVS da Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida - CASQ).

Na ocasião foram discutidos os fluxos de trabalho realizados pela UFF para que a Comissão da UFRJ fortaleça seu conhecimento.
Da Direita para esquerda: Natania Candeira (UFF), Thaise Portela (UFF), Tiago dos Santos (UFRJ), Camila Spinelli (UFRJ), Claudia Brandão (UFRJ), Luciana Araujo (UFRJ), Glaucia Castro (UFRJ) e Fátima Loureiro (Coordenadora da Unidade Siass UFF).

 


Slide1

 1º Ciclo de Debates Saúde do Trabalhador como Direito Humano: Ensaios para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A UFRJ/PR4 encontra-se representada neste ciclo de debates por meio da psicóloga da CPST Vanessa Fausto Klein.

Este ciclo é de suma importância, pois visa formar multiplicadores para “instrumentalizar a todos os que atuam e militam na saúde do trabalhador para aprimorar o conteúdo de fala e defesa no mundo do trabalho, para chegar à 5a CNSTT”.

 

 

seps

        

Endereço:

Rua Maurício Joppert da Silva, s/n, Cidade Universitária, Ilha do Fundão

Rio de Janeiro - RJ - Brasil. CEP: 21941-972

Tel. 55 (21)3938-0634

E-mail para solicitação de acolhimento aos programas da SEPS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

E-mail para ofício, solicitação de atividades: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Público Alvo: servidores da UFRJ.

Horário de acolhimento: De segunda à sexta feira, no horário de 9:00 às 14:00h.

 

Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador

A Seção de Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador dispõe-se a implementar ações que propiciem qualidade de vida e saúde para a comunidade universitária, como difundir a informação em promoção e prevenção em saúde do trabalhador, contribuir em favor da interlocução de saberes e práticas  desta área, integradas a outros setores da Universidade, e participar com sua área específica na construção de programas ampliados de melhoria das condições de vida e promoção da saúde dos trabalhadores da UFRJ.

    A Seção planeja e executa atividades de promoção e prevenção em saúde do trabalhador da UFRJ, em parceria com as unidades gestoras. Também propõe e executa e/ou integra atividades que envolvam a educação em saúde dos trabalhadores tais como: debates, vídeos, rodas de conversa, seminários, elaboração de material informativo digital em promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores, projetos que envolvem a temática.

    Participa da construção de indicadores de avaliação para os programas de promoção e prevenção em saúde dos trabalhadores.

Desta forma, as atividades compreendidas nesta Seção são:

  • Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação de projetos na área de Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador (Programa REEQUILIBRE)
  • Construção compartilhada com unidades gestoras da Universidade e apoio a atividades locais e itinerantes em Promoção e Prevenção em Saúde dos Trabalhadores;
  • Produção de eventos nas mídias sociais abordando a temática de Promoção e Prevenção dos Trabalhadores em Saúde;
  • Elaboração de materiais informativos relacionados a temática de Promoção e Prevenção da Saúde dos Trabalhadores;
  • Apoio logístico as atividades de Promoção e Prevenção em Saúde dos Trabalhadores;
  • Realiza a aplicação e acompanhamento do Formulário de Avaliação de Saúde do Trabalhador (FAST);
  • Produção e emissão de dados e relatórios relativos à sua área de abrangência baseados nos dados do FAST.

  

Programas de Saúde do Trabalhador    

A Seção de Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador (SEPS), tem como público alvo os servidores da nossa UFRJ e dos órgãos/entidades atendidas em função da assinatura - com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - do Acordo de Cooperação Técnica, em 5 de novembro de 2010, que implantou o Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – SIASS.

O SIASS, através da Portaria Normativa nº 3, de 07 de maio de 2010, define o trabalho de Promoção à Saúde do Servidor como um conjunto de ações dirigidas à saúde do servidor, por meio da ampliação do conhecimento da relação entre o binômio saúde-doença e o trabalho. Objetiva o desenvolvimento de práticas de gestão, de atitudes e de comportamentos que contribuam para a proteção da saúde no âmbito individual e coletivo.

Com base neste conceito, estamos direcionando as ações da Seção de Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador, priorizando os princípios da Promoção de Saúde definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quais sejam, a concepção holística, intersetorialidade, empoderamento, participação social, eqüidade, ações multi-estratégicas e sustentabilidade.

Nossas atividades operacionais e de planejamento são estruturadas através de gestão participativa, utilizando estratégias de sensibilização e mobilização onde o conhecimento e as escolhas dos trabalhadores são fundamentais na atuação com os técnicos especializados da área de Saúde do Trabalhador da UFRJ.

Os Programas compreendidos na Seção de Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador são:

  • Programa de Álcool e Tabaco;
  • Programa de Saúde do Sono;
  • Programa de Saúde Físico-funcional;
  • Programa Previna-se (ações voltadas para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis);
  • Programa de Nutrição;
  • Programa de Saúde Vocal;
  • Práticas Integrativas Complementares em Saúde;
  • Programa Envelhecimento Saudável;
  • Programa Saúde Cardiovascular;
  • Programa de Ergonomia

 

 

Chefe da Seção:  Sonia Maria Livramento dos Santos Borba

Substituta Eventual: Samantha Gomes de Alegria

 

A Seção de Promoção e Prevenção em Saúde do Trabalhador está administrativamente subordinada à Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador- DAST. 

Diretora da DAST: Sandra Batista

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   

coppe 


 

dast 1

Da esquerda para a direita: Claudia Barbastefano, Chefe da SAPS/DAST/CPST/PR4, Madelon Moura, Chefe da Seção de Pessoal do Coppead, Sandra Batista, Diretora da DAST/CPST/PR4, Riany Brites, Enfemeira da SEPS/DAST/CPST/PR4 e Sônia Borba, Chefe da SEPS/DAST/CPST/PR4.

 

No dia 30/10/2024 a DAST/CPST/PR4 em ação conjunta de suas três Seções (SEPS, CVA e SAPS),  realizou uma ação de prevenção e promoção a Saúde em parceria com a COPPEAD/UFRJ. Nessa ação levamos o projeto REEquilibre que inclui o Previna-se com distribuição de Preservativos masculinos e femininos além de orientações sobre IST’s, saúde vocal, nutrição, saúde cardiovascular, saúde do sono, aromaterapia, Proaltas álcool e tabaco e ergonomia do trabalho.

 

 

dast

Equipes da SEPS/DAST/CPST/PR4, CVA/DAST/CPST/PR4 e da Seção de Pessoal do Coppead. 

 

Agradecemos a Chefe da Seção de Pessoal do Coppead, Madelon Moura e ao Diretor do Coppead, Professor Otavio Figueiredo.

 


 

IPUB 1

 

Nesta quarta feira dia 23/10/2024 a gestão da CPST/PR4 e a do IPUB se reuniram para discutir a renovação do acordo de cooperação e o reforço da parceria que já dura mais de 20 anos, na luta pela melhoria da saúde mental dos servidores da UFRJ. 

Estiveram reunidos a Coordenadora da CPST/PR4, Drª Sara Menezes, A Diretora de Atenção à Saúde do Trabalhador- DAST/CPST/PR4, Sandra Batista, a Diretora de Perícias em Saúde do Trabalhador DPST/CPST/PR4, Aline Assis, integrantes da Seção de Atenção Psicossocial dos Trabalhadores - SAPS/DAST/CPST/PR4: Enfermeira Drª Claudia Barbastefano, Chefe da SAPS/DAST/CPST/PR4 e Substituta Eventual da Diretora da DAST/CPST/PR4, Psicólogas: Drª Vanessa Klein, Substituta Eventual da Chefia da SAPS/DAST/CPST/PR4, Drª Maria Elisa W. do Couto, Drª Catiuscia Munsberg, o Psiquiatra Dr Marco André Mezzasalma e a Direção do IPUB com a presença do Dr Pedro Gabriel Godinho Delgado, Diretor Geral do IPUB/UFRJ e do Vice Diretor, Dr Marcelo Cruz. 

 


 

 

 

imunizacao

 

 

17/10/24: Dia nacional da imunização .
CVA/DAST/CPST/PR4/UFRJ imunizando os profissionais da farmácia do o hospital universitário Clementino Fraga Filho ( HUCFF) .
Com a vacina dtpa , devido a casos de coqueluche no local.

 


Evento 2

A nova coordenação da CPST: Sara Menezes, Sandra Batista, Vanessa Klein e Aline Assis.

 

No dia 25/09/2024 a nova coordenação da CPST Sara Menezes e a diretoras Sandra Batista da DAST e Aline Assis da DPST além de Vanessa Klein chefe substituta da SAPS estiveram no polo Macaé para apresentação da nova CPST além de discutir e alinhar a atuação no pólo Macaé. Nesse encontro estiveram presentes a diretora só Núcleo Macaé a psicóloga Silvia Barbosa de Carvalho, Luiz Felipe superintendente administrativo representando o decano , Maria Thalita chefe do RH, Denis Ruas Botelho médico perito e a enfermeira Rosângela do Nascimento. Também esteve presente o vice diretor do NUPEm Fábio di Dario.

 

Encontro bastante importante onde foram definidos novos fluxos, uma maior aproximação ao campus Macaé e algumas ações de promoção e prevenção a saúde do trabalhador.
Verificou se também a necessidade de uma atuação no NUPEm.

 

O resultado desse encontro ficou acordado de aiDa direita para esquerda Luiz Felipe, Maria Thalita, Denis, Silvia , Fábio, Aline, Vanessa, sara , sandra e Rosângelanda no mês de outubro uma data de retorno ao pólo e uma ida ao NUPEm.

 

Evento 1

Da direita para esquerda Luiz Felipe, Maria Thalita, Denis, Silvia , Fábio, Aline, Vanessa, sara , Sandra e Rosângela 

 

 

 

26 20241008 113319 00252 1200x800 

 

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, e opresidente do INPI, Júlio César Moreira, assinaram no dia 28 de junho, um Acordo de Cooperação Técnica com foco na promoção da saúde e bem-estar dos servidores públicos federais. A parceria irá beneficiar os servidores das duas instituições, mas também de outras entidades federais do Rio de Janeiro.

Pelo acordo, a Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador (CAST/UFRJ) irá estabelecer um Centro Avançado de Atendimento no INPI, que será referência para a realização de perícias em saúde e exames admissionais.

Além disso, o centro de atendimento irá promover a saúde ocupacional e o bem-estar de servidores e candidatos aprovados em concursos públicos, sendo um modelo colaborativo e sustentável de atendimento em saúde, especialmente para os servidores do INPI e da UFRJ. No âmbito do acordo, também será realizado estudo-piloto de atenção à saúde do servidor em modelo de telemedicina.

Atualmente, estão sendo realizadas perícias dos servidores da UFRJ que estão lotados nas unidades do centro e zona sul. Segundo a Diretora da Divisão de Perícias em Saúde do Trabalhador, Aline de Assis, a demanda tem aumentado gradativamente e o espaço também já foi utilizado para duas capacitações direcionadas a servidores da CPST/UFRJ.

 

Como ser atendido?

 

  • Enviar o atestado pelo Sougov;
  • Perícia será agendada automaticamente para a unidade de perícias no INPI;
  • O horário de atendimento será informado no comprovante do Sougov.

 

Endereço: Divisão de Saúde Ocupacional (DISAO), situada na rua Mairink Veiga, número 9, centro do Rio de Janeiro.

  

 ATENCAO

 


Novembro Azul imagem site e instagram da CPST

 

NOVEMBRO AZUL: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

                                                                                  Enfermeiro Jairo Nogueira

                                                                                                                                                                                 UFRJ/PR4/CPST/DAST/SEPS

           A campanha mundial do Novembro Azul foi desenvolvida em mais de 20 países atualmente, ocorre desde 2011 no Brasil. Considerada uma das maiores na luta acerca dos cuidados com a saúde do homem, tem como principal objetivo alertar sobre o câncer de próstata.

           O câncer de próstata é o tipo de câncer mais freqüente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar ou procurar um médico para discutir sobre este assunto. As mulheres costumam ter o hábito desde jovens a cuidarem da sua saúde procurando um ginecologista, o que geralmente não acontece com os homens que deveriam a partir de 45 anos consultarem um profissional médico urologista no que se refere a saúde da próstata.

          A próstata é uma glândula presente nos homens localizada abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen ou esperma, líquido este que tem a função de nutrir e proteger os espermatozóides. Em homens jovens, a próstata costuma ter o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

         Dentre os fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata pode-se citar: idade (no Brasil a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9  tem mais de 55 anos); história de câncer na família (homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos) tem maior chance de ter câncer de próstata; sobrepeso e obesidade (estudos demonstram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado).

         Outros fatores de risco para o câncer de próstata é a pele negra. Estudos mostram que homens negros têm duas vezes mais chances de apresentar a doença do que os de pele branca, por conta do fator genético.

         Na fase inicial o câncer de próstata costuma não apresentar sintomas, porém quando presentes os mais comuns são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, diminuição do jato de urina, sangue na urina, etc. Esses sinais e sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas da próstata como  hiperplasia benigna da próstata que é um crescimento benigno da próstata que afeta mais da metade dos homens acima de 50 anos e a prostatite que é a inflamação da próstata, geralmente causada por bactérias.

         Diante de qualquer sinal ou sintoma relatado acima, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica.

         Os exames utilizados para investigar o câncer de próstata são: 1) o toque retal onde o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto 2) exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) que corresponde a uma proteína produzida na próstata. Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata. Para ser confirmado o câncer de próstata é necessário fazer a biópsia da próstata, que consiste na retirada de um pequeno fragmento da próstata para avaliação em laboratório. A biópsia é indicada pelo médico caso seja encontrada alguma alteração no toque retal ou no PSA.

        A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico urologista para avaliação e direcionamento quanto aos exames necessários.

       Como forma de prevenção ao câncer de próstata é importante adotar hábitos de vida saudáveis, como: ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de bebida alcoólica.

 

Fontes:

  1. Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? / Instituto Nacional de Câncer. – 2. ed. – Rio de Janeiro: INCA, 2023
  2. https://sbu-sp.org.br/publico/novembro-azul-2022-sociedade-brasileira-de-urologia-de-sp-promove-corrida-de-rua-e-caminhada-no-interior/
UFRJ CPST - Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador
Desenvolvido por: TIC/UFRJ