PROMOCAO

Educação em Saúde do Trabalhador

 A ação educativa em saúde, assim como o conceito de saúde, sofreu transformações significativas, superando a visão de transmissão de um conjunto de conhecimentos e de um saber pronto. Ela deve ser vista como um processo emancipatório, de formação dos sujeitos em busca de um estilo de vida saudável.

Neste sentido, a Seção de Educação em Saúde do Trabalhador e Projetos em Educação e Promoção da Saúde do Trabalhador, dispõe-se a implementar ações que propiciem qualidade de vida e saúde para a comunidade universitária, como difundir a informação em educação e promoção da saúde dos trabalhadores, contribuir em favor da interlocução de saberes e praticas desta área, integradas a outros setores da Universidade, e participar com sua área específica na construção de programas ampliados de melhoria das condições de vida e promoção da saúde dos trabalhadores da UFRJ.

A Seção planeja e executa atividades de educação em saúde do trabalhador e  participa no planejamento e na execução de projetos voltados para a educação e a promoção em saúde dos trabalhadores da UFRJ. Também propõe e executa e/ou integra atividades que envolvam a educação em saúde dos trabalhadores tais como: debates, seminários, elaboração de material didático em educação e promoção da saúde dos trabalhadores, elabora e propõe  projetos que envolvem a temática educação em saúde dos trabalhadores e participa, em parceria com a Seção de Promoção da Saúde, na elaboração e proposição de projetos que envolvem a temática promoção da saúde dos trabalhadores da UFRJ.

Participa da construção de indicadores de avaliação para os programas de educação e promoção em saúde dos trabalhadores.

 

Desta forma, as atividades compreendidas nesta Seção são:

 

  • Apoio a atividades locais e itinerantes em Educação em Saúde dos Trabalhadores;
  • Produção de eventos para Educação dos Trabalhadores em Saúde;
  • Elaboração de materiais de apoio para Educação e Promoção da Saúde dos Trabalhadores;
  • Apoio logístico as atividades de Promoção e Educação em Saúde dos Trabalhadores;
  • Apoio à Divisão de Educação e Promoção à Saúde do Trabalhador para proposição e execução de projetos na área de Educação e Promoção à Saúde do Trabalhador da UFRJ;
  • Elaboração de projetos na área de Promoção e Educação em Saúde do Trabalhador;
  • Produção e emissão de dados e relatórios relativos a sua área de abrangência.

 

 

 

Programas de Saúde do Trabalhador   

 

 

A Seção de  Promoção em Saúde tem como público alvo os servidores da nossa UFRJ e dos órgãos/entidades atendidas em função da assinatura - com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - do Acordo de Cooperação Técnica, em 5 de novembro de 2010, que implantou o Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – Siass.

 

O Siass, através da Portaria Normativa nº 3, de 07 de maio de 2010, define o trabalho de Promoção à Saúde do Servidor como um conjunto de ações dirigidas à saúde do servidor, por meio da ampliação do conhecimento da relação entre o binômio saúde-doença e o trabalho. Objetiva o desenvolvimento de práticas de gestão, de atitudes e de comportamentos que contribuam para a proteção da saúde no âmbito individual e coletivo.

Com base neste conceito, estamos direcionando as ações da Seção de Promoção em Saúde do Trabalhador, priorizando os princípios da Promoção de Saúde definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quais sejam, a concepção holística, intersetorialidade, empoderamento, participação social, eqüidade, ações multi-estratégicas e sustentabilidade.

 

Nossas atividades operacionais e de planejamento são estruturadas através de gestão participativa, utilizando estratégias de sensibilização e mobilização onde o conhecimento e as escolhas dos trabalhadores são fundamentais na atuação com os técnicos especializados da área de Saúde do Trabalhador da UFRJ.

 

Os Programas compreendidos na Seção de Promoção em Saúde do Trabalhador são:

 

  • Programa de Álcool e Tabaco;
  • Programa de Envelhecimento Saudável;
  • Programa de Narrativas, Literatura e Saúde;
  • Programa de Saúde Cardiovascular;
  • Programa de Saúde Osteomuscular;
  • Programa Previna-se (ações voltadas a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis);
  • Programa de Nutrição;
  • Programa de Saúde Bucal;

 

A Seção de Promoção em Saúde do Trabalhador atua em forma de Programas de Saúde, que abrangerm o atendimento individualizado dos servidores em promoção da saúde e uma oficina de promoção da saúde do trabalhado por Programa, recebendo apoio da Seção de Educação em Saúde do Trabalhador para este fim e também para atividades de elaboração e proposição de projetos técnicos e científicos na área de promoção da saúde dos trabalhadores. 

 

 

Chefe da Seção:  Paulo Paiva

Tel.: (21) 3867-6543/ 3866-1383

 

 

As Seções  de Educação e de Promoção em Saúde do Trabalhador estão administrativamente subordinadas à Divisão de Educação e Promoção em Saúde do Trabalhador- DEPS. 

 

Diretora da DEPS: Myrian Cardoso

Tel.: (21) 3867-6543/ 3866-1383

   

 
 

 

UFRJ CPST - Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador
Desenvolvido por: TIC/UFRJ