Seção de Educação em Saúde do Trabalhador - SEST

 

denise rosto 2

 

Chefe da Seção: Denise Oliveira

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel.: (21) 3867-6543/ 3866-1383

   

 A ação educativa em saúde, assim como o conceito de saúde, sofreu transformações significativas, superando a visão de transmissão de um conjunto de conhecimentos e de um saber pronto. Ela deve ser vista como um processo emancipatório, de formação dos sujeitos em busca de um estilo de vida saudável.

Neste sentido, a Seção de Educação em Saúde do Trabalhador e Projetos em Educação e Promoção da Saúde do Trabalhador, dispõe-se a implementar ações que propiciem qualidade de vida e saúde para a comunidade universitária, como difundir a informação em educação e promoção da saúde dos trabalhadores, contribuir em favor da interlocução de saberes e praticas desta área, integradas a outros setores da Universidade, e participar com sua área específica na construção de programas ampliados de melhoria das condições de vida e promoção da saúde dos trabalhadores da UFRJ.

A Seção planeja e executa atividades de educação em saúde do trabalhador e  participa no planejamento e na execução de projetos voltados para a educação e a promoção em saúde dos trabalhadores da UFRJ. Também propõe e executa e/ou integra atividades que envolvam a educação em saúde dos trabalhadores tais como: debates, seminários, elaboração de material didático em educação e promoção da saúde dos trabalhadores, elabora e propõe  projetos que envolvem a temática educação em saúde dos trabalhadores e participa, em parceria com a Seção de Promoção da Saúde, na elaboração e proposição de projetos que envolvem a temática promoção da saúde dos trabalhadores da UFRJ.

Participa da construção de indicadores de avaliação para os programas de educação e promoção em saúde dos trabalhadores.

 

Desta forma, as atividades compreendidas nesta Seção são:

 

  • Apoio a atividades locais e itinerantes em Educação em Saúde dos Trabalhadores;

 

  • Produção de eventos para Educação dos Trabalhadores em Saúde;

 

  • Elaboração de materiais de apoio para Educação e Promoção da Saúde dos Trabalhadores;

 

  • Apoio logístico as atividades de Promoção e Educação em Saúde dos Trabalhadores;

 

  • Apoio à Divisão de Educação e Promoção à Saúde do Trabalhador para proposição e execução de projetos na área de Educação e Promoção à Saúde do Trabalhador da UFRJ;

 

  • Elaboração de projetos na área de Promoção e Educação em Saúde do Trabalhador;

 

  • Produção e emissão de dados e relatórios relativos a sua área de abrangência.

 

 

 

 

UFRJ CPST - Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador
Desenvolvido por: TIC/UFRJ