Seção de Regulamentação e Acompanhamento de Projetos e Pesquisas - SEPROJ

Luciana Mendes

Chefe da Seção: Drª Luciana Mendes

(021) 3867-6543 /  3866-6593

É composta dos seguintes Departamentos:

Departamento de Regulamentação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisas

Objetivos:

Tem por objetivo a regulamentação, a organização e o acompanhamento dos estudos e pesquisas realizadas na CPST e/ou com sua parceria. Também tem a responsabilidade de assessorar os profissionais e organismos da CPST na elaboração e execução de projetos de pesquisa dentro das normas da CPST, garantindo sua continuidade dentro de altos padrões éticos e técnicos.

É responsável pelo registro de projetos de pesquisa,  convocação e organização das atividades do Comitê de Analise e Priorização de Projetos de Pesquisa e por entregar o resultado das análises aos responsáveis pelos projetos.

Este departamento também terá por objetivo criar estruturas de apoio aos estudos quantitativos e qualitativos dos dados gerados pelas atividades da CPST junto à comunidade universitária e seus parceiros assim como por estimular o interesse pela pesquisa e pela busca de fomento às pesquisas de interesse da CPST.

É responsável por criar e gerir as seguintes estruturas:

• Comitê de Análise de Projetos de Pesquisa (CAPPES);
  • Núcleo de Estudos em Saúde e Segurança do Servidor Público;
  • Centro de Estudos Epidemiológicos em Saúde do Servidor Público;
  • Serviço de acompanhamento da evolução das atividades de pesquisa;
  • Revista Científica: Revista Brasileira de Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Serviço de assessoria dos profissionais da CPST no encontro de programas estrito sensu e na preparação de projetos de candidatura a editais de qualificação estrito sensu.

Departamento de Regulamentação e Acompanhamento de Atividades de Ensino e Desenvolvimento de Profissional

Este departamento é encarregado da criação do plano de desenvolvimento profissional e aproveitamento de competências dos profissionais da CPST. Tem como objetivo assessorar os profissionais na busca de cursos de capacitação, atualização, eventos e atividades que busquem melhorar suas competências profissionais. Também é responsável por realizar a documentação, o controle e o planejamento do aproveitamento das habilidades adquiridas nos cursos e eventos do qual os profissionais participem após seu retorno.

Também é responsável por assessorar profissionais e setores da CPST no desenvolvimento e condução de atividades de ensino teórico e prático (estágios e bolsas) e extensão e o controle e avaliação periódica destas atividades, de forma a mantê-las alinhadas com o plano de desenvolvimento institucional da CPST e da UFRJ.

Realiza o controle destas atividades e de alunos que realizem atividades teóricas e/ou práticas através da CPST na sede ou em outros locais (provenientes de profissionais e/ou instâncias internas da CPST e/ou de parcerias com a CPST), assessorando-os nas atividades de organização de alunos e estagiários, bolsas de origem técnica, ensino, pesquisa e/ou extensão e outras. Realiza a distribuição dos estagiários entre os preceptores e Divisões. Também acompanha a evolução das atividades e realiza avaliação e recomendação de sua continuidade ou não junto ao Colegiado.

Em suma, está encarregado da:

• Validação, normatização e controle do desenvolvimento dos profissionais da CPST (capacitação, eventos e qualificação)
  • Planejamento Execução e reavaliação periódica do plano de desenvolvimento profissional dos trabalhadores da CPST, incluindo o plano de aproveitamento de competências adquiridas em capacitações e eventos.
  • Assessoria dos profissionais para encontro de programas de capacitação, atualização, eventos etc;
  • Acompanhamento e controle das atividades e projetos de ensino, estágio e extensão propostas por profissionais e/ou setores da CPST;
  • Avaliação periódica das atividades de ensino, estágio e extensão, realizadas a partir destes projetos e/ou na CPST e em seus projetos;
  • Produção e Emissão de dados estatísticos.

Departamento de Regulamentação e Acompanhamento de Projetos Técnicos e de Extensão Universitária

É responsável pela regulamentação e acompanhamento dos projetos técnicos e de extensão que sejam propostos por profissionais e/ou setores da CPST. Tem por objetivo a organização do fluxo destes projetos e a garantia de análise e validação e institucionalização das propostas técnicas e de extensão.

Está encarregado de:

• Prestar assessoria na construção de projetos com objetivos técnicos  e de extensão universitária;
  • Propor ajustes  aos projetos com objetivo de adequa-los aos padrões e normas da CPST;
  • Registrar e encaminhar as propostas para análise e validação do Colegiado da CPST;
  • Comunicar de forma escrita o resultado da análise do Colegiado aos responsáveis pelas propostas e orientá-los quanto aos próximos passos para tramitação dos projetos;
  • Acompanhar regularmente o desenvolvimento dos projetos, emitindo parecer ao Colegiado e orientando os responsáveis  quanto ao necessário para o bom desenvolvimento de seus projetos;
  • Manter a documentação dos projetos e seus relatórios atualizados de forma segura e ascessível ao Colegiado da CPST.

Todos os projetos técnicos e de extensão provenientes de profissionais e/ou setores da CPST, são assessorados, validados e tramitados através deste Departamento. Os projetos de parceiros, que tenham interface com a CPST, também são validados e tramitados através deste Departamento.

Estagiária:

Ana Luisa Carvalho dos Santos - Aluna do Curso de Administração de Empresas - UFRJ

UFRJ CPST - Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador